Colégio Kleber Pacheco

<$Blog do Colégio Estadual Kléber Pacheco Salvador BA$>

Monday, June 09, 2008

O UNIVERSO DAS CIDADES DO RECÔNCAVO BAIANO
A pesquisa na internet pode não ser tão simples se o aluno não tem um foco, não tem uma orientação sobre o que busca.

A internet possui bilhões de informações que se renovam a cada segundo, com novas páginas e dados adicionados. Para encontrar exatamente o que queremos é preciso tomar alguns cuidados.

Vejamos o exemplo do trabalho sobre o recôncavo baiano. Experimente digitar o termo “recôncavo baiano” em um dos sites de buscas mais acessados do mundo, o http://www.google.com/

São 136 mil resultados nesta pesquisa, desde notícias a ofertas de emprego na região. Como selecionar o que é útil para a sua pesquisa?

Seguem, então, algumas “dicas úteis” para melhorar a busca:

- Qual informação específica sobre o recôncavo baiano ou da cidade você está procurando? Vamos supor que esteja procurando sobre a economia da região. Você não precisa digitar “pesquisa sobre a economia do recôncavo baiano”, porque assim o site vai incluir até “sobre”, “a” e “do” nos resultados. Você pode digitar algo mais simples:

economia do recôncavo baiano
recôncavo baiano + economia


- Não pense que vai fazer uma pesquisa em 5 minutinhos e é só “copiar e colar” e depois imprimir. Uma pesquisa bem feita obedece alguns requisitos:

leitura – isso é óbvio, não? Quando você digita o assunto a ser pesquisado, surgem diversas opções de sites com um pequeno trecho do texto completo. Por ali você terá uma noção do que tem no site encontrado. Ao acessá-lo, leia cuidadosamente as informações.

Informações – “Achei este site, pronto, acabou a pesquisa”. Não. Confira outros sites onde há mais informações sobre o assunto pesquisado. Compare-os e veja se há outros mais completos...complemente as informações que estão faltando em um site com informações de outros que você encontrou.

Várias referências – sua pesquisa pode ter várias referências ( fontes, ou seja, o endereço do site de onde você conseguiu a informação). Mas ao final do trabalho escrito, você deve informar estes sites, inclusive com o título do texto encontrado e a data em que aconteceu o acesso. Veja um exemplo:

Referência:
Praias de Lauro de Freitas:
http://www.bahia.com.br/viver_detalhe.asp?id=224 acesso em 06/06/2008

ALGUNS SITES DE BUSCA
Além do já conhecido
http://www.google.com.br/ há outros sites de busca bastante eficientes:


VÍDEO
Veja neste vídeo mais algumas orientações sobre uma boa pesquisa na internet.


Cronograma das atividades:
Junho - Orientação da pesquisa pelo professor e pesquisa realizada pelos alunos;
Julho - Entrega da pesquisa escrita até 21/07/2008;
Agosto - Preparação da feira de conhecimentos;
Setembro - Exposição das produções e feira de conhecimentos em 12/09/2008

Labels: ,